1º Torneio de conhecimento baseado na Internet e direccionado para o público dos projectos financiados pelo Programa Escolhas 2ª Geração.

quarta-feira, junho 15, 2005

// Regulamento "Saber Digit@l"

>> Introdução
A dinamização dos CID@NET através de actividades motivadoras, atractivas e estruturadas de ocupação dos tempos livres e ao mesmo tempo estruturantes, com base nos conteúdos que abordam e nas competências gerais que pretendem desenvolver, deverá ser definitivamente um objectivo para todos nós. A actividade que se propõe, pretende essencialmente criar uma dinâmica de participação colectiva quer junto dos projectos na sua generalidade, quer junto daqueles jovens que permanecem todo o período das férias de Verão na sua área residência.

>> Objectivos
Com o Torneio “Saber Digit@l” gostaríamos de promover:
> a ocupação dos tempos livres de uma forma estruturada e orientada;
> o conhecimento de uma forma lúdico-pedagógica;
> o interesse pelas novas tecnologias;
> a aquisição de competências básicas/médias ao nível das TIC;
> a utilização da Internet como meio de pesquisa, aprendizagem e apoio ao estudo.
> o desenvolvimento geral de competências pessoais e sociais;

>> Actividade
Genericamente, a actividade desenvolve-se baseada na resolução de um conjunto de tarefas que vão sendo lançadas online:
- 3 vezes/semana (2ª, 4ª e 6ª), uma tarefa de uma área específica composta por 5 questões orientadas para a pesquisa na Internet; algumas destas tarefas serão complementadas com propostas para actividades livres (fora de concurso).
- 1 tarefa semanal que consistirá especificamente na concretização de algumas acções directamente orientadas para o desenvolvimento de competências básicas ao nível das TIC (todas as 6ª feiras, excepto a primeira que será lançada no primeiro dia do torneio).

>> Periodicidade
- A actividade decorrerá durante o período das férias escolares de Verão, mais especificamente, de 4 de Julho a 31 de Agosto. No total, serão lançadas 26 tarefas temáticas e 9 tarefas semanais.

>> Áreas
- 2ª feira: Cidadania e Ambiente;
- 4ª feira: Desporto e Música;
- 6ª feira: História e Cultura;
- Semanal (6ª feira): Tarefa no âmbito das TIC

>> Equipas
- As equipas deverão ser compostas por 2 elementos (1 de cada sexo), dos 10 aos 16 anos. As inscrições serão limitadas a 4 equipas por projecto. A inscrição de novas equipas ou substituição de já inscritas, poderão ser efectuadas durante o torneio, bastando para tal a respectiva informação por e-mail.

>> Acompanhamento
- Cada projecto nomeará um responsável pelo acompanhamento das equipas no Torneio (no caso de projectos com CID@NET, deverá ser o monitor). As tarefas terão de ser sempre resolvidos pelos 2 elementos da equipa sob a presença e apoio geral (este apoio, na tarefa semanal) do responsável pelo acompanhamento. O envio das respostas deverá ser confirmado à posteriori pelo responsável (em documento específico a enviar pelo E2G).

>> Resolução das Tarefas
- O Torneio utiliza como plataforma de comunicação o blog http://saberdigital.blogspot.com. Sendo as tarefas lançadas online, a ideia é que cada equipa as possa resolver enviando a resposta (pelo e-mail entretanto criado pela equipa) para o e-mail saberdigital@programaescolhas.pt. No assunto do e-mail a enviar com a resposta, deverão colocar sempre quer o número da tarefa, quer o número da sua equipa (ex: Tarefa 01 - Equipa 001). Todas as tarefas, incluindo a semanal (excepto a primeira que será logo lançada no dia 4 de Julho), terão de ser resolvidas até à hora de lançamento da próxima (sempre às 12h00 no continente, 11h00 nos Açores).

>> Avaliação e Pontuação
- A avaliação será efectuada centralmente pelo E2G. As tarefas serão avaliadas individualmente numa base de correcto/incorrecto, o que faz com que a pontuação máxima a atingir em cada tarefa seja 5 pontos. As tarefas semanais serão pontuadas com 3 pontos quando concluídas com sucesso. As respostas correctas serão igualmente afixadas no blog.

>> Classificação
- Existirão 2 tipos de classificação: uma por Zona e outra Geral. Os resultados e as classificações serão colocadas online no blog, sempre que possível, diariamente. A equipa que no final somar mais pontos, obviamente será a vencedora. Em caso de empate no final, será efectuado um teste de desempate a duas mãos, onde a vencedora será aquela equipa que responder acertadamente ao maior número de questões. Se resultar novamente num empate, o tempo dispendido a responder às tarefas será o factor final de desempate (soma dos tempos).

>> Prémios
- 1º Prémio:1 Computador para cada elemento da equipa vencedora;
- 1º Prémio por Zona (excepto a do vencedor): 1 Câmara Fotográfica Digital para cada elemento das duas equipas.
- Todos os participantes que responderem a pelo menos 70% das tarefas receberão um Certificado de Participação.

>> Inscrição
- O responsável de cada projecto deverá enviar um e-mail para saberdigital@programaescolhas.pt com um nome para cada uma das equipas que pretende inscrever (máximo de 4), o nome dos seus elementos, idade e escolaridade completa.


>>>ALGUMA SUGESTÃO, ENVIEM PARA saberdigital@programaescolhas.pt<<<

terça-feira, junho 14, 2005

// Áreas Temáticas